top of page

A presença dos avós

Joanna de Ângelis

Trabalhadores do Bem

Herculano Pires, o melhor metro que mediu Kardec

Em 25 de setembro de 1914, nascia José Herculano Pires, em Avaré (SP). Sua atividade espírita e social, com envolvimento na Educação, no Jornalismo e na Política, foram evidências da grandeza de seu espírito e do seu papel na difusão do Espiritismo no Brasil.

Herculano se destacou pela defesa dos princípios espiritistas ante diversas tentativas de alteração das obras básicas (em traduções “duvidosas”), pela defesa de Chico Xavier ante ataques daqueles que tentavam desmoralizar o médium mineiro. Herculano escreveu mais de oitenta obras, também, foi considerado o “síndico do espiritismo”, pela sua postura firme e corajosa na análise e na apresentação de soluções para os problemas da convivência espírita.

Revelou a sua vocação literária desde que começou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, sobre o Largo São João, da cidade natal. Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, “Sonhos Azuis” (contos), e aos 18 o segundo livro, “Coração” (poemas livres e sonetos).


Foi um grande jornalista, crítico literário e crítico político dos Diários Associados.

Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país.

Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

Teosofista, não concordou com os cascões astrais de Helena Blavatski e iniciou a procura para as suas dúvidas; encontrou as respostas em O Livro dos Espíritos e passou a estudar e divulgar a Doutrina Espírita.

Em sua carreira, foi ainda repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados, tendo exercido essas funções por cerca de trinta anos.

O espírito Emmanuel, por meio do médium Chico Xavier, declarou ser Herculano Pires “o metro que melhor mediu Kardec”.

Fonte: http://radioboanova.com.br

bottom of page