top of page

Feb lança selo comemorativo dos 160 Anos de O Livro dos Espíritos

Rubens Toledo

As comemorações dos 160 anos de O Livro dos Espíritos, obra basilar da Codificação Kardequiana, já estão em curso, com a divulgação de cartaz e selo pela Federação Espírita Brasileira, peças que poderão ser usadas pelas Federativas.

O cartaz comemorativo, por sua vez, está disponível para download no endereço https://goo.gl/lNgtLS (atenção para maiúsculas e minúsculas). Cada federativa poderá utilizar o material para edição com vistas à aplicação da sua logomarca.

O selo escolhido para a campanha dos 160 anos atende proposta apresentada pelo publicitário Merhy Seba, nosso diretor na área de Relações Públicas Institucionais e diretor da Área de Comunicação Social Espírita (Acse), do Conselho Federativo Nacional  (CFN-FEB).

 

Segundo Merhy, nas comemorações desses aniversários “redondos” das Obras Básicas, como os 150 anos de A Gênese (em 2018), os 160 anos de O Livro dos Médiuns (em 2021) etc., o apelo da campanha Comece pelo Começo (criada pelo próprio Merhy, em 1972) estará presente, reforçando a ideia de que, para conhecer o Espiritismo tal como Kardec no-lo apresenta, é preciso começar pelo começo, isto é, estudando O Livro dos Espíritos e demais obras do Pentateuco.

 

“Como se vê, é possível programar ações para essas efemérides já no médio prazo,  que representam importantes datas de oportunidade para nossas campanhas”, lembrou Merhy Seba, que é um dos expositores confirmados no 17º Congresso Estadual de Espiritismo, em junho próximo.

 

 

Lembrando o Sesquicentenário

 

Nas comemorações do Sesquicentenário, em 2007, a FEB lançou o selo da efeméride, em parceria com os Correios, na cerimônia de abertura do 2º Congresso Espírita Brasileiro, em Brasília, ato que inclui a obliteração, o carimbo oficial da ECT na peça filatélica.

 

O selo, criado pelo desenhista industrial Tarcísio Ferreira, trouxe a imagem estilizada de um livro aberto, considerado um dos mais belos plasticamente. No entanto, segundo a Revista Filatélica da ECT, o segundo mais belo e criativo do ano em concurso realizado pela empresa foi o selo comemorativo do Bicentenário do Codificador, do mesmo autor, Tarcísio Ferreira. O selo do Bicentenário foi também o mais vendido em 2004.

 

Fonte: USE São Paulo

bottom of page